terça-feira, 30 de novembro de 2010

A FISIOTERAPIA E AS DORES CRÔNICAS

Eu falo de saúde, esta semana, com a fisioterapeuta Ana Cláudia Frontarolli, que coordena a Clínica de Fisioterapia Unimed, em Uberlândia, que acaba de completar um ano de funcionamento com cerca de 45 mil atendimentos. O nosso assunto é como a fisioterapia pode ajudar pessoas que sofrem com dores crônicas, principalmente as provocadas pela fibromialgia, doença que causa dores generalizadas pelo corpo e atinge, principalmente, as mulheres. A boa notícia é que a clínica, à partir de Janeiro de 2011, vai formar grupos de pessoas que têm a doença para tratamento interdisciplinar, com médicos de várias especialidades. Uma decisão inédita que vai ajudar muitos pacientes de toda a região a conviver com a doença e melhorar a qualidade de vida. Não perca a entrevista com a Dra Ana Cláudia Frontarolli no "Falando de Saúde" e entre em contato com a Clínica Unimed pelo fone: 3210-6933 ou pelo e-mail: fisioterapia@unimeduberlandia.com.br Bom programa e uma excelente semana!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gestão Hospitalar

O Falando de Saúde, desta semana, destaca como uma eficiente gestão hospitalar contribui para a melhoria no atendimento à população. Quem fala sôbre o assunto é o Dr. Adrianos Loverdos, especialista em Auditoria em Saúde, autor do livro "Auditoria e Análise de Contas Médico Hospitalares" e co- autor do livro "Fronteiras da Auditoria em Saúde"; e Diretor Técnico do Hospital e Maternidade MadreCor. Além da importância de uma boa Gestão Hospitalar a entrevista aborda, ainda, o problema da falta de leitos, em Uberlândia, principalmente os de UTI; a falta de hospitais no Brasil e a relação dos hospitais públicos e particulares com o SUS. Acompanhe a entrevista na programação normal do Canal da Gente, pelo site: canaldagente.com.br ou confira o vídeo no blog: falandodesaude15.blogspot.com . Bom programa pra vc.

domingo, 14 de novembro de 2010

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM PROL DA SAÚDE

A Campanha Assistência Farmacêutica em Prol da Saúde, realizada pela Associação dos Farmacêuticos Magistrais-regional MG (Anfarmag-MG) e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, é tema do Falando de Saúde desta semana. O entrevistado é o diretor da sucursal da Anfarmag, em Uberlândia, Hélio Batista Jr, que fala sôbre os riscos da automedicação e do mau uso de medicamentos. O problema é sério. Em média, por ano, cerca de 10% da população mundial é internada vítima de automedicação. Em Minas, no ano passado, foram registrados 896 casos de intoxicação provocada por mau uso de remédios. Em Uberlândia, foram registrados 148 casos. A Campanha visa orientar o consumidor sôbre o uso correto de medicamentos prescrito na receita médica. Hélio Batista Jr fala também sôbre o comércio de remédios em sites, a venda de remédios falsificados e a regulamentação, pelo governo, do comércio de antibióticos no país.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AVC, INFARTO E PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Como agir diante de um parente ou amigo que acaba de sofrer um Infarto ou um Acidente Vascular Cerebral-AVC, mais conhecido como derrame? Como socorrer a pessoa para evitar a morte antes da chegada de atendimento médico? Estas e outras questões são respondidas pelo Dr. João Lucas O'Connel, cardiologista do IMACOR - Instituto MadreCor de Cardiologia, convidado, desta semana, do programa "Falando de Saúde". Dr João Lucas explica de uma forma simples e direta porque o tempo gasto no socorro, nessas horas, é tão importante. Também fala das causas das doenças e como evitá-las. Confira o programa que será exibido neste domingo, às 17h com reprises na segunda, às 10h; terça, às19h; quinta, às 23h e sábado, às 21h. Boa semana à todos!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

OBESIDADE MÓRBIDA

Atendendo a pedidos, o Dr. Joel Heitor Filho, endocrinologista do SPA EQUILÍBRIO volta ao programa para falar sôbre obesidade mórbida, quando o excesso de peso torna-se um risco grave à saúde. Quanto maior o peso, maior é o risco de contrair doenças. O programa dessa semana ensina as pessoas a calcularem o seu grau de IMC - Índice de Massa Corporal que aponta em que estágio está a sua obesidade: se é leve, moderada ou mórbida. O Dr. Joel explica, também, porque a gordura abdominal é considerada perigosa, principalmente nos homens. Não deixe de ver para tirar dúvidas sôbre essa doença que já é considerada epidemia no mundo todo.
Bjinhos e boa semana!