A tendinite patelar ou joelho de saltador, como é popularmente conhecido, é um processo inflamatório que acomete o tendão da parte anterior do joelho. É causado por atividades, que exercem tensão no tendão que acaba sofrendo microroturas, como basquete, futebol, voley, tênis, corrida e outras. Se essas atividades forem realizadas em excesso, sem um tempo suficiente para o corpo cicatrizar as microroturas, o processo inflamatório se instala. No começo, a dor aparece apenas após os exercícios e se não for tratada adequadamente a dor se torna mais intensa podendo provocar a rotura do tendão. No programa Falando de Saúde dessa semana a fisioterapeuta e acupunturista, Adriana Guerra, explica que a doença também pode ocorrer em pessoas que possuem um desalinhamento dos membros inferiores e mostra exercícios, que podem ser feitos em casa, para fortalecer a musculatura dos joelhos antes e após os exercícios. Adriana Guerra é graduada em Fisioterapia e Acupuntura, pós graduada em Fisioterapia Pneumológica e tem cursos em Therapy Taping e Articulação Temporo-Mandibular.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
MULHERES ADOECEM E FALTAM MAIS AO TRABALHO QUE OS HOMENS
Segunda-feira é o dia campeão em faltas ao trabalho na maioria das empresas. Até aí nenhuma novidade. O que tem chamado a atenção de especialistas em gestão de pessoas é que as mulheres faltam bem mais que os homens. Os motivos alegados vão desde dores em geral,até gripes e viroses. Pesquisa realizada recentemente mostra que as mulheres apresentam bem mais atestados médicos nas empresas. O Falando de Saúde, desta semana, entrevista a especialista em recursos humanos, Flávia Rosa de Souza, sôbre a necessidade do atestado médico para justificar faltas e os deveres e responsabilidades de empresas e funcionários quando o assunto é a necessidade de se ausentar por motivos de saúde.
Alerta, principalmente, as mulheres em quais circunstancias elas podem se ausentar sem prejuízo nas relações corporativas.
Alerta, principalmente, as mulheres em quais circunstancias elas podem se ausentar sem prejuízo nas relações corporativas.
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Os benefícios do shiatsu
Palavra japonesa que significa pressão dos dedos, o shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão no início do século 20, reconhecida pelo Ministério da Saúde no Brasil e indicada para tratar e prevenir inúmeras doenças, entre elas, dores crônicas na coluna, musculares e nas articulações. Em entrevista ao Falando de Saúde dessa semana, a massoterapeuta Andrea Nogueira, explica como funciona essa modalidade de terapia corporal, quais os benefícios e para quem é indicada. O método é semelhante à acupuntura, mas não utiliza agulhas. Também falamos sôbre reflexologia, terapia manual aplicada nos pés. Andrea Nogueira é massoterapeuta do Espaço Rama, em Uberlândia. Confira.
Assinar:
Postagens (Atom)